Especialização

Hospital Universitário de São Carlos inicia programas de residência médica

ter, 15/01/2019 - 16:32

Foi publicada seleção de candidatos em Medicina de Família e Comunidade e em Clínica Médica

Foto: Essa é a primeira oferta de residência médica no Hospital Universitário da UFSCar

São Carlos (SP) – A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou, no início de janeiro, o edital do processo de seleção de candidatos para os programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) e em Clínica Médica (RMCM), aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e que terão início em março deste ano. Essa é a primeira oferta de residência médica no Hospital Universitário da UFSCar.

"Os programas de residência consolidarão ainda mais nosso hospital em sua principal vocação, que é a do ensino. Além disso, o constante aprimoramento do corpo clínico impactará positivamente na quantidade e na qualidade do atendimento prestado à população de São Carlos e região", afirma Paulo Ramacciotti, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU.

Segundo ele, os residentes do HU terão uma oportunidade de formação diferenciada, já que poderão contar com moderna infraestrutura para atuação profissional e com a supervisão de um corpo clínico com ampla expertise. "Nosso hospital encontra-se em pleno processo de crescimento, com ampliação constante do número de leitos de enfermaria, diferentes tipos de ambulatórios e, muito em breve, com UTI e centro cirúrgico. A expectativa é que nossos residentes tenham participação direta nesse processo de crescimento", elenca Ramacciotti.

Cada programa – completamente gratuitos – tem a duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais.

Inscrições

Para a residência na área de Medicina da Família e Comunidade são oferecidas duas vagas; já em Clínica Médica são quatro vagas. As inscrições estarão abertas de 24 a 27 de janeiro, de forma gratuita pelo site www.concursos.ufscar.br.

O processo seletivo será constituído de duas avaliações, ambas de caráter eliminatório e classificatório: prova objetiva e análise e arguição do currículo (entrevista). A estrutura da prova, os documentos necessários para inscrição, requisitos e demais informações sobre a seleção devem ser consultadas no edital, disponível em www.concursos.ufscar.br, seguindo o menu "Inscrições abertas" e "Residência".

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações do HU-UFSCar
Região sudeste
HU - UFSCar
Região centro-oeste
Ebserh Sede
residência
edital
hu-ufscar