REDE EBSERH

População em situação de rua tem atendimento garantido em hospital de São Carlos

seg, 29/07/2019 - 14:52

HU-UFSCar/Ebserh inaugurou um ambulatório destinado à população com alta vulnerabilidade social

Muitos dos pacientes estão em situação de risco para DSTs e doenças que podem ser diagnosticadas precocemente

São Carlos (SP) – Começou a funcionar neste mês, o ambulatório Acolher, no Hospital da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Hospitalar Ebserh. O local é destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua e realiza o trabalho em parceria com o programa do Consultório de Rua, que já é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia surgiu a partir de visita voluntária feita por profissionais que atuam no HU-UFSCar/Ebserh a uma instituição local que presta assistência a essa população. “Apesar de todo o cuidado já realizado, alguns pacientes com alta vulnerabilidade social precisavam de uma atenção médica e de uma equipe multidisciplinar, para que pudessem ter um atendimento mais individualizado”, relata Meliza Roscani, chefe da divisão da Gestão do Cuidado do hospital.

A partir dessa demanda, houve um alinhamento com a Prefeitura Municipal para promover um atendimento periódico a esse público. “O Consultório de Rua é composto por profissionais multidisciplinares e da Enfermagem e, o que o HU está oferendo é um atendimento médico especializado, complementar a esse já realizado”, explica Meliza.

Ainda de acordo com a chefe de Divisão, muitos desses pacientes estão em situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; muitos podem ter doenças que podem ser diagnosticadas precocemente, como tuberculose; alguns têm doenças mais simples, como infecções; ou necessidade de cuidados mais específicos como feridas; ou são pacientes etilistas que requerem um programa para ajudá-los a não consumir bebida alcoólica. Júlio César Santos, 45 anos, foi atendido no Acolher. “Aqui o atendimento foi rápido, a médica é amável, prestativa, quer saber tudo o que a gente sente. É uma chance de poder cuidar da saúde daqui para frente”, relata o paciente.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HU-UFSCar faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Com informações do HU-UFSCar
HU - UFSCar
hu-ufscar