LAIS

Ministro Marcos Pontes visita laboratório de inovação do Huol e discute parceria

qua, 14/08/2019 - 14:23

Titular da pasta da Ciência e Tecnologia afirmou que Lais possui muitas conexões com planos do Ministério

Para coordenador do LAIS, Ricardo Valentim, visita representa um reconhecimento. Foto: Anastácia Vaz

Natal (RN) – Na manhã da última sexta-feira, 9, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitou o Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh). O motivo da visita foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da instituição. “O que vejo nesse laboratório são muitas conexões com planos do Ministério”, enfatizou Pontes.

Na visão do ministro, um grande potencial para parcerias está na área da comunicação. "Uma das nossas prioridades é conectar o país, principalmente as regiões mais isoladas, levando internet de banda larga com finalidade na educação, mas também integrar unidades básicas de saúde, equipes assistenciais e pacientes”, destacou.

Para o coordenador do Lais, Ricardo Valentim, a visita representa um reconhecimento à importância do laboratório em âmbito nacional, além de uma oportunidade para discutir avanços. “Pautamos questões estratégicas, como a certificação do laboratório como centro de referência para a área de inovação de saúde e a criação de um instituto internacional de ciências humanitárias, articulado com áreas estratégicas do Governo Federal”, concluiu Valentim.

A visita foi acompanhada pelo reitor da UFRN, Daniel Diniz, e pelo superintendente do Huol, Stenio Gomes Silveira, além de outros representantes ministeriais e da universidade.

Sobre a Rede Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN/Ebserh faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte
Com informações do Huol-UFRN/Ebserh
Huol - UFRN
visita
lais
ministro
huol-ufrn
parcerias
marcos pontes