Evento Científico

Hospital da Rede Ebserh na Paraíba realiza workshop de pesquisa clínica

qui, 15/08/2019 - 14:44

Programação previu Simpósio sobre Inteligência Artificial em Saúde e Curso de Bioestatística

Hospital Lauro Wanderley desenvolve vários projetos relacionados a IA e Machine Learning em parceria com UFPB

João Pessoa (PB) – Você já ouviu falar em hospitais inteligentes e conectados? Conhece alguma instituição de saúde que monitora pacientes e visitantes por meio de identificação facial? Sabia que existem profissionais da área de saúde que são treinados em Realidade Virtual para melhor identificar órgãos, tecidos e outros componentes humanos? Todos esses temas estão relacionados à saúde e Inteligência Artificial (IA) e, de certo modo, já fazem parte do nosso cotidiano.

Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba e à Rede Ebserh (HULW-UFPB/Ebserh), desenvolve vários projetos relacionados a IA e Machine Learning (aprendizado de máquina), em parceria com o Centro de Informática da UFPB. Esse tema fez parte do I Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial, cuja programação previu o I Simpósio Sobre Inteligência Artificial em Saúde (dias 15 e 16) e um Curso de Bioestatística (dia 17).

Presente no evento, a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, apresentou um panorama da gestão de pesquisa clínica na estatal e discutiu políticas públicas voltadas para essa área com representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), FioCruz e Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC). “Debater política pública específica para pesquisa clínica é essencial para fomentar a inovação tecnológica e, consequentemente, melhorias na assistência à saúde. Além disso, promove a aproximação entre hospitais e o setor privado visando a futuras parcerias”, avaliou.

De acordo com a superintendente do HULW, Flávia Pimenta, a realização do workshop foi o primeiro passo, efetivamente, para se iniciar as atividades de pesquisa clínica no hospital. “A Ebserh, em seu compromisso com a UFPB, está fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Com a implantação do Núcleo de Pesquisa Clínica, estamos seguindo para um novo patamar, com o início das ações de pesquisa clínica previstos para o próximo ano”, afirmou.

A pesquisadora Greyce Lousana, presidente executiva da SBPPC comentou sobre as ações de fomento da Ebserh à pesquisa clínica. “A Ebserh faz muitas coisas. Especificamente em relação ao EpecSUS (Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS) acho que foi muito importante fazer pesquisa clínica dentro do Sistema Único de Saúde. A Ebserh está fazendo o papel dela, mas a gente não pode jogar toda a responsabilidade em cima de uma Ebserh. A gente tem de jogar a responsabilidade em cima das pessoas que estão trabalhando”, afirmou.

Sobre a Rede Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte
Com informações do HULW-UFPB/Ebserh
HULW - UFPB
inteligência artificial
evento
workshop
machine learning
hulw-ufpb