Minha História com a Rede Ebserh

“Se eu tiver mais dez filhos, eles nascerão no HU-UFSC”

Desde que planejei engravidar, optei por não ter plano de saúde. Conversando com alguns conhecidos, escolhi o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Ebserh) como minha primeira opção para o parto. Fiz meu pré-natal em um posto de saúde, mas por conta da minha talassemia [forma de anemia crônica] e do diabetes gestacional, acabei também sendo acompanhada como paciente de alto risco do HU. Lá, fui muito bem atendida e todos os exames realizados com rapidez. Com isso, já estava ciente de ter feito a escolha certa para o parto, mas não imaginava que seria melhor do que pensei.

No dia 30 de maio, dei entrada na internação no HU, após ter ido três vezes ao longo do dia e os médicos monitorarem minhas contrações e dilatação. Estava na hora! Desde o momento da internação, todos os profissionais foram muito atenciosos.

Algumas pessoas temem por hospitais universitários, justamente por conta dos estudantes, mas eu acredito que isso seja um diferencial muito positivo. Temos pessoas em formação que querem ser bons profissionais e vão se esforçar para isso, vão querer ser suas melhores versões enquanto estiverem em atendimento. Além disso, os novos profissionais que estão se formando vêm com a mente aberta, a novas formas de atuar e isso aumenta a qualidade do atendimento e dos procedimentos.

Ocorreu tudo bem no meu parto e o pós-parto seguiu a mesma linha. Bons quartos, equipamentos, alimentação e toda uma gama de profissionais para dar suporte e monitorar como estava a nossa saúde (minha e do bebê) a todo tempo. Recebi orientações preciosas sobre aleitamento materno, aprendi os primeiros cuidados com o recém-nascido e pude tirar todas as minhas dúvidas. “Super-recomendo” e se eu tiver mais dez filhos em hospital, esses dez nascerão no HU-UFSC.

Luana Goulart Burigo da Silva, 29 anos

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HU-HFSC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

HU - UFSC